segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O CARTÃO E O VOTO

È realmente estranho esta noticia sobre os portadores de Cartão de cidadão não terem conseguido votar... querem culpar o governo? ou quem?
1 - eu tirei o cartão e fui informado que votavva na fregesia da residencia... LOL é obvio, só não acontecia por perguça de ir recensear-me.
2 - Eu fui votar sem saber o numero de eleitor
3 - cheguei, dirigi-me ás listas alfabéticas que estavam no hall com todos os eleitores da freguesia e vi logo o meu numero... fácil... letra P de Paulo e lá estaava... 30 segundos.
4 - 5 segundos para ver que o meu numero era na mesa/ secção de voto X.
5 . olhei para a parede e lá estava uma seta a indicar secção X neste sentido... mais uns 30 segundos a caminhar pelos corredores.
6 - dirigi-me á mesa, aguardei uns segundos entreguei o C.C. e disse o meu numero.
7 - deram-me um boletim de voto e em cerca de 20 segundos coloquei uma cruz, dobrei e coloquei na urna em troca do meu CC... ainda tive tempo para dar boas tardes aos presentes... e fora daqui...

Conclusão.... 3 ou 4 minutos... será que na minha freguesia alguem foi competente e nas outras não? e agora? culpa do Cartão ou dos presidentes das juntas onde isso aconteceu?

PS.1 Continuo pouco preocupado em saber o meu numero de eleitor... quando for preciso ele estará lá.
PS 2 é verdade, há software para ler os dados do cartão... Sr Miguel Sousa Tavares, diga á Notária que lhe pediu a certidão para ver o nome dos seus pais que deveria comprar um leitor de cartões ... custa???? menos de 50€... LLLOOOOOLLLL

3 comentários:

  1. A organização das eleições no é da responsabilidade das juntas mas da CNE. A minha filha mais nova também tem C.C. e foi fácil na assembleia de voto saber tudo o que precisou para exercer o seu direito de votar.
    Pena é, que os casos de que estamos a falar não são tão simples. Pessoas houve a quem simplesmente mudaram o numero de eleitor, sem sequer informarem o portador. mais, muitos até de assembleia de voto foram transferidos. E estes. Mais nada podiam fazer do que depender de um sistema que não funcionou, mais uma vez sem responsabilidade das juntas, desta vez da DGAI. O serviço do CC via net, SMS e telefone. Todos fora de serviço ou com respostas inconcebíveis.

    De qualquer forma, Braga é Braga.
    hehehehe

    ResponderEliminar
  2. eu fui mudado de freguesia e de numero, não tive problema
    hehe

    ResponderEliminar
  3. Porque tinhas com te informar. Mas muitos locais houve onde isso não foi possível e deveria ter sido.
    Mais um tiro no pé do "plano tecnológico" do governo.
    Isto é o que faz dar passos maiores do que as pernas!!!
    :))

    ResponderEliminar