quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

'New York Times' valoriza, E nós? vamos a Vigo?

Enquanto o 'New York Times' coloca Guimarães nas bocas do mundo, a cidade prepara-se para ser Capital Europeia da Cultura.

O que têm em comum Santiago do Chile, Miami, nos Estados Unidos, Salónica, na Grécia, e Guimarães, em Portugal? São quatro dos 41 locais eleitos pelo The New York Times como merecedores de uma visita durante este ano.

No total são 41 os destinos em destaque, desde praias do México às montanhas do Kosovo, passando por cidades como Milão, Londres ou Singapura. Destacando o facto de metade dos seus habitantes terem menos de 30 anos, o artigo publicado refere que "uma série de acontecimentos recentes ajudaram a transformar a cidade 'berço' num dos pontos culturais emergentes da Península Ibérica".

E entre esses acontecimentos salienta a escolha para Capital Europeia da Cultura 2012, juntamente com a cidade eslovena Maribor, e a reabilitação do centro histórico, obra reconhecida pela Unesco que, em Dezembro de 2001, distinguiu o local como Património da Humanidade.

"Esta menção é um orgulho para a cidade", refere Cristina Azevedo, presidente da Fundação Cidade de Guimarães. Em comunicado, a responsável adianta que "é um sinal de que o mundo está de olhos postos em Guimarães e no evento que se avizinha".

E quase tanto destaque como a cidade propriamente dita, o jornal norte-americano salienta o papel de dinamização cultural desenvolvido pelo Centro Cultural Vila Flor, fundado em 2005 e que está instalado no Palácio Vila Flor, um edifício do século XVIII, em pleno coração do centro histórico.

Sem comentários:

Enviar um comentário